A ACRA – Associação Social Cultural e Recreativa de Alheira foi fundada em 27 de Julho de 1979 com diversas finalidades: promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados, principalmente das camadas mais jovens.
Houve factores que pressionaram a sua fundação: o isolamento da freguesia de Alheira; a necessidade de preservar um património cultural, arqueológico e natural; reivindicação para a sua comunidade de melhores condições de vida e atenuar os problemas sociais que afligiam a população. Nasceu na conjugação de esforços de um grupo de pessoas da freguesia, cujo primeiro presidente foi o amigo e saudoso António Correia Martins.
A A.C.R.A. foi criada principalmente para os jovens. Nesse sentido, em 1991, foi inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis. Actualmente, dirige-se também às crianças e aos idosos, para os quais a A.C.R.A. construiu um edifício, que serve de lar, centro de dia e ATL.
A A.C.R.A. tem por objectivo promover a valorização dos seus associados através de iniciativas de carácter sociocultural, recreativo e desportivo e fazer a projecção social da infância e terceira idade através de iniciativas de Solidariedade e Segurança Social.
O seu âmbito de acção abrange a freguesia de Alheira, concelho de Barcelos e freguesias circunvizinhas, bem como a família directa de pessoas que trabalhem na freguesia e que nela não residam. Pelos bons serviços que a A.C.R.A. presta à comunidade foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública em 1986.
Ao longo dos anos, a associação criou vários projectos culturais e desportivos, tal como o Rancho Infantil, o Grupo de Cantares Erva Doce, Escola de Música, o Grande Prémio de Atletismo, o Auto do Baile dos Reis, O Grupo de Teatro, uma equipa de futebol, os Jogos Sem Fronteiras, etc. A par destes projectos foram desenvolvidas inúmeras actividades como os Cantares dos Reis, o Carnaval, o Dia Mundial da Criança, o Magusto, a Desfolhada Minhota, a Semana Cultural, Cinema, etc… Em termos desportivos, o Rally Paper, o Passeio BTT, Torneios de Cartas, Voleibol, Andebol, os Torneios de Futebol de Salão, Torneios de Malha, Jogos Radicais e Karate, entre muitas outras.
O ano de 2000 foi, para esta instituição, uma data marcante por ter sido considerada uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).Por este motivo foi introduzido na sua designação o termo “Social” e os seus fins passaram a incorporar também o apoio aos idosos e às crianças. A partir daí e com a ajuda do benemérito Sr. José Barbosa Martins, que doou os terrenos necessários para a concretização desta obra, foi possível lançar o projecto para a construção do edifício que tornaria realidade o nosso sonho.
Depois de dois anos em obras, finalmente, o projecto concretizou-se com a criação das valências de Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ATL.
Entretanto, a associação enriqueceu o seu património adquirindo mais um terreno, que poderá servir para futuros projectos desta instituição.
A abertura do lar foi um momento aguardado com muita ansiedade por todos porque foram necessários alguns anos de esforço e plena dedicação para levar a cabo a construção desta obra. O Lar, o Centro de Dia, o Apoio Domiciliário e o ATL surgiram com a necessidade de dar resposta a um público que tem pouco apoio, muitas vezes até dos próprios familiares. A abertura contou com a presença de várias entidades, nomeadamente, o director do Centro Regional de Segurança Social de Braga – Dr. António Ramalho; o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos – Dr. Fernando Reis; o Presidente da Assembleia de Freguesia de Alheira – Sr. Domingos Barbosa; o Presidente da Junta de Freguesia de Alheira – Sr. João Martins; o Ver. Pároco da Freguesia – P.e Porfírio Martins, entre outros. Esta obra foi uma pretensão conseguida com sucesso pela ACRA, sua Direcção e por todos os seus sócios que muito lutaram para ver erguida uma obra de bem social.
Actualmente, no que diz respeito à vertente social, foi convertido o CATL em lar, uma vez que esta valência passou a funcionar na escola primária. A Instituição contempla acordo de cooperação com a Segurança Social, para 15 utentes de lar, 15 de Apoio Domiciliário, 5 de Centro de Dia. No que confere à vertente cultural e recreativa mantêm-se actividades diversas, tais como comemoração do aniversário da Instituição, a comemoração do S. João, e outras actividades pontuais. Na vertente desportiva destaca-se o futebol, uma vez que foi construído um ring de futebol com relva sintética onde é possível realizar vários torneios da modalidade.